Nossas redes sociais:
sac@comapa.com.br (66) 3411 6500

Blog

publicado em 9 de setembro de 2021

Sustentabilidade na sua construção pode ser simples

Quando se trata de mãe natureza, todos concordam que ela deve ser protegida. Porém, obras ecologicamente corretas parecem envolver mecanismos muito complexos e caros. O nosso objetivo é mostrar à você maneiras mais simples e baratas de deixar sua obra mais sustentável. Vamos conferir?

  • Atenção à localização do terreno da construção: O ideal é que você opte por locais que te garanta uma boa iluminação natural, para que o consumo de energia elétrica seja reduzido (seu bolso agradece também).O mesmo vale para a ventilação, que pode ser bem aproveitada naturalmente. Outro ponto para se atentar é, caso pense em fazer um jardim, dar preferência às plantas nativas e apropriadas para o solo. Assim, você não causa um grande impacto na configuração natural e ainda reduz a quantidade de água para a irrigação.

 

  • R de Reutilizar: A água da chuva pode ser recolhida das calhas para ser usada para outros fins (como a posterior irrigação das plantas), assim como a água descartada da lavagem de roupas. Tudo depende da sua criatividade, um bom profissional para encontrar os meios necessários (arquiteto, por exemplo) e vontade de fazer.  

 

  • Cuidado ao escolher os materiais: Você pode optar por tijolos ecológicos, por exemplo, que são tão eficientes quanto os tradicionais, além de se atentar com a procedência da madeira utilizada. Cores mais claras nas fachadas e telhados também são uma boa ideia, pois absorvem menos calor, deixando o ambiente mais fresco.

Agora parece bem mais fácil cuidar do meio-ambiente na sua obra, não? Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado. Para mais artigos como este, não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhar as próximas postagens no blog.