Nossas redes sociais:
sac@comapa.com.br (66) 3411 6500

Blog

publicado em 16 de abril de 2019

Qual janela usar?

Embora muitas pessoas nem sempre lhe deem a importância devida, a janela é um dos itens essenciais na construção de uma casa, pois deve combinar com o estilo do ambiente e, principalmente, garantir a proteção, a ventilação e a iluminação ideal para o ambiente.

No entanto, sabemos que muitas pessoas sentem dificuldades na hora de escolher a melhor janela para o seu imóvel, bem como desconhecem as opções disponíveis. Pensando nisso, preparamos este post para que você confira os principais modelos de janelas e escolha o ideal para você. Boa leitura!

Os modelos de janelas
Conheça agora os principais modelos e suas características.

Veneziana

Muito utilizada em quartos, a sua principal vantagem está na versatilidade das formas de ventilação e de iluminação. Com as venezianas fechadas, você garante a luz ideal (ou nenhuma luz dependendo do modelo) na hora de dormir, enquanto os pequenos furos permitem a passagem de ar. No frio, o modelo com vidro no lado interno ainda permite vedar a ventilação.
Durante o dia, conforme você vai controlando a abertura da veneziana, é possível regular a entrada de ar e até mesmo direcioná-la. Ainda é possível controlar a ventilação apenas pelo vidro interno. É só escolher entre abertura lateral onde se abre em uma das extremidades ou a tradicional abertura central, nas duas temos o mesmo tamanho de vão-livre.

 

Vitro

Essa janela é muito versátil e é uma excelente opção para ambientes que necessitem de boa ventilação, pois suas folhas deslizam na direção horizontal, proporcionando uma ótima passagem. Ela ainda pode garantir muita claridade. Ideal para salas, cozinhas e áreas de serviço. Como no modelo veneziana, podemos escolher entre abertura lateral e central.

 

Máximo-ar

O modelo máximo-ar mais longo ou mais curto é utilizado principalmente em banheiros mas também por ser usado em salas e escritórios, conferindo um ar contemporâneo ao ambiente. Nesse caso, é possível colocar mais de uma máximo-ar lado a lado ou um embaixo do outro. Há também modelos prontos com várias folhas, na horizontal e na vertical. Permitindo maior entrada de ar e garante um acabamento mais moderno aos banheiros, cozinhas e áreas de serviços. Diferentemente do vitro, que necessita de um ambiente maior, a máximo-ar é excelente para ambientes pequenos.

 

Vamos escolher a janela ideal?

Em resumo, para ambientes em que se busca muita ventilação e boa iluminação, o mais indicado é usar os vitros. Para aqueles que necessitam de maior controle de ar e luz, o ideal é a veneziana ou o máximo-ar.
Com relação ao material, as janelas de aço são muito utilizadas, por apresentarem um custo reduzido e facilidade de customização de cor ou optando pelas prontas para uso na cor branca e com vidro. No entanto, podem enferrujar. Nesse caso, para garantir maior resistência e durabilidade, há as de alumínio que sempre vem pronta para uso, muito utilizadas para dar um toque contemporâneo à casa.
Conseguiu escolher os modelos de janelas ideais para você? Para não errar é fundamental planejar o que você precisa e o seu estilo favorito de decoração. E se você quiser mais dicas para deixar a sua casa perfeita, siga-nos no Facebook e fique sempre por dentro. Até a próxima!

Fonte: Só Reparos