Nossas redes sociais:
sac@comapa.com.br (66) 3411 6500

Blog

publicado em 9 de abril de 2021

Luminária para leitura noturna: dicas e modelos

Gosta de ler à noite? Então você precisa de uma luminária para leitura noturna para ter momentos confortáveis e relaxantes. Seja para colocar no quarto, no home office ou no seu cantinho especial para leitura de livros, confira dicas e modelos encantadores!

Modelos de luminária para leitura noturna 

Os modelos de luminárias variam bastante, sendo assim muito fácil de encontrar o ideal para o seu ambiente. O material, a cor, o formato vão desde os mais tradicionais, até os mais modernos, com desenhos geométricos de ferro ou acabamento metálico. 

Para escolher o mais adequado, pense na configuração do ambiente. Será um cantinho na sala com uma poltrona? A mesa do home office? Na cabeceira da cama? Com a ideia em mente, você pode decidir o melhor modelo de luminária noturna.

Luminária de chão

As luminárias para leitura noturna de chão, também chamadas de coluna, têm um poder decorativo incrível e são ideais para ficar ao lado de poltronas tradicionais ou das do tipo “costela com puff”. A maioria dos modelos tem um design minimalista e são feitas de ferro ou alumínio. O acabamento da pintura é outro diferencial.

Você pode escolher entre modelos coloridos, de acabamento metálico ou as cores tradicionais e neutras como preto ou branco. Se você gosta de um toque retrô, as luminárias de chão com formato de spot são perfeitas e combinam com vários tipos de decoração. Por ser uma peça alta, a distribuição da luz é melhor, além de garantir a proteção das lâmpadas. Outra vantagem é que este modelo não exige furos na parede e pode mudar de lugar facilmente.

Luminária de mesa

A luminária para leitura de mesa pode ser bem aproveitada tanto na mesa do home office, quanto na cabeceira da cama. Isso porque os modelos são ajustáveis, com o braço flexível, e permitem direcionar a luz de acordo com a posição de leitura. Mesmo de tamanho menor que a luminária de chão, o design dos modelos de mesa também ajuda a compor a decoração.

Luminária de garra

A luminária para leitura noturna de garra é uma opção versátil, pois pode ser levada para outras partes da casa e ser fixada onde for mais adequado. Assim, se a ideia for deixar a decoração mais clean e com poucos elementos, você pode manter a luminária guardada e utilizá-la apenas quando precisar.

Melhor tipo de lâmpada para leitura

Escolher um modelo bonito de luminária, que combine com a sua decoração, é só o primeiro passo. O tipo de lâmpada colocado na luminária tem um papel fundamental para preservar a saúde dos seus olhos. As lâmpadas ideais para as luminárias de leitura são as de LED e as fluorescentes. Se para você o momento de leitura é relaxante, opte pela luz amarela, que relaxa e não cansa os olhos. Já a luz branca é mais recomendada para um espaço de leitura que exija mais concentração e foco.

A luminária de LED para leitura é a mais utilizada, pois essa lâmpada não esquenta, permitindo leituras longas com conforto e, além disso, menores gastos de energia. As fluorescentes também são boas opções, principalmente para leituras de estudo. Por isso, evite as lâmpadas incandescentes e as halógenas, que naturalmente esquentam mais e tendem a queimar com maior facilidade.

Posição da luminária para leitura

A posição da luminária para leitura noturna também deve ser respeitada, para evitar problemas em sua visão ao longo do tempo. Esse tipo de desconforto não demora para aparecer quando o tipo de luz está inadequado e a luminária está posicionada a uma distância muito próxima. 

O ideal é posicionar a luminária a 50 cm de distância do livro, seja na mesa ou em sua mão. É fácil ajustar qualquer um dos modelos de luminárias que comentamos acima. Com uma trena, você a mantém na posição certa para ler por várias horas.

Gostou das dicas? Agora você pode escolher o melhor design de luminária para leitura noturna na Comapa mais próxima da sua casa!  

FONTE: telhanorte 

Luminária para leitura noturna: dicas e modelos | Blog Telhanorte