Nossas redes sociais:
sac@comapa.com.br (66) 3411 6500

Blog

publicado em 2 de agosto de 2021

Impermeabilização para ambientes internos

Apesar de não ganhar muito destaque durante a construção, a impermeabilização é uma etapa muito importante de qualquer obra.

Para te ajudar a evitar a desvalorização e perda da estrutura pela falta de cuidados simples, vamos mostrar como fazer uma impermeabilização para ambientes internos, desde os produtos até o método que oferece o melhor resultado. Veja a seguir.

Rodapés e paredes internas

De nada adianta investir em uma belíssima cor para as paredes da sua recém-construída sala de estar se tudo que você conseguir olhar é para o acúmulo de umidade causado pela impermeabilização mal feita.

Para evitar essa situação, lembre-se: é de extrema importância a etapa da impermeabilização na sua construção, especialmente em pontos como o rodapé, cuja proximidade com o solo o torna ideal para acúmulo de umidade. 

Para impermeailizar a sua obra, a Quartzolit possui o produto ideal: reboco impermeável quartzolit.

Esse impermeabilizante para rodapés e paredes internas é o queridinho das obras por sua solução 3 em 1: impermeabiliza, reboca e chapisca ao mesmo tempo. Por conta disso, deve ser aplicado diretamente na alvenaria.

Outro motivo por trás de sua fama é que além de proteger a sua obra desde o início e prevenir problemas relacionados à umidade, ele também é um produto que funciona na recuperação de áreas já atingidas por infiltrações.

Para impermeabilizar a sua obra, é fácil: basta misturar o reboco impermeável quartzolit manual ou mecanicamente (betoneira ou haste metálica acoplada a uma furadeira) com a quantidade de água indicada na embalagem, molhar bem a base e aplicar o produto com uma desempenadeira. 

Mas não se esqueça de checar o tempo antes de começar a impermeabilização de um ambiente, já que o tempo úmido retarda a secagem do produto. 

E se você quer uma proteção extra nos rodapés, o impermeabilizante recupera rodapé quartzolit pode lhe ajudar! Essa opção também possui uma dupla funcionalidade, podendo ser adotado para a impermeabilização preventiva da obra ou para a recuperação de áreas danificadas por mofo e bolor. Ao contrário do reboco impermeável, o recupera rodapé deve ser aplicado sobre o reboco íntegro.

E qual a principal diferença entre os dois produtos? O reboco impermeável quartzolit é indicado para áreas com um maior acúmulo de umidade, enquanto o recupera rodapé quartzolit é para áreas com uma umidade mais branda.

Áreas úmidas (cozinhas e banheiros)

Todas as áreas secas da sua obra foram impermeabilizadas? Agora vamos olhar para áreas úmidas da casa cuja proteção com acabamentos adequados é ainda mais fundamental por receberem água e umidade em abundância.

Recomendamos o uso da argamassa impermeabilizante tecplus top quartzolit, que pode ser aplicada facilmente com trincha ou rolo em banheiros, cozinhas, áreas de serviço, jardineiras e outras áreas molhadas. 

Sua aplicação é fácil: apenas misture os dois componentes da argamassa mecanicamente, com uma haste metálica acoplada a uma furadeira, molhe a base e aplique a primeira demão com trincha, estendendo o produto de acordo com o consumo recomendado. 

Após 3 horas, umedeça a primeira demão e aplique a segunda no sentido cruzado da primeira. Se forem necessárias mais demãos, repita o mesmo processo. 

Para que o produto cure corretamente, molhe-o abundantemente. São necessários pelo menos 7 dias para aplicar cerâmicas, 14 dias para pintura PVA e 28 dias para pintura acrílica.

Se você também está impermeabilizando ralos, cantos, arestas e passagem de tubulações, a tela estruturante com rodapé quartzolit tem a praticidade que você precisa.

E aí, entendeu a importância e como realizar a impermeabilização de ambientes internos?

Se precisar de produtos Quartzolit, é só pedir na Comapa. 

FONTE: Quartzolit