Nossas redes sociais:
sac@comapa.com.br (66) 3411 6500

Blog

publicado em 12 de agosto de 2021

Fatores na escolha de um bom terreno.

 

Reunimos algumas dicas e informações que podem te auxiliar nessa tarefa.

1-Defina a finalidade do terreno

Lotes direcionados para construções residenciais atendem a características distintas às necessidades de lotes que funcionarão com objetivo comercial. 

Após saber esse objetivo, torna-se possível estabelecer as dimensões mínimas para que o lote possa ser melhor aproveitado e atenda a todas as necessidades do proprietário.

 

2-Defina o tamanho mínimo para o terreno

Nesse aspecto, a premissa “menos é mais” nunca foi tão bem aplicada, não se apaixone por uma área apenas por ela ser maior que a outra. Um terreno ser maior que outro só deve ser um fator diferencial quando ambos forem estritamente idênticos em todos os outros aspectos – o que é tecnicamente muito improvável. Assim, o tamanho ideal é aquele que melhor atende ao seu objetivo.

 

3-Estude a legislação da região escolhida

Analisar corretamente os índices de ocupações de cada região é fundamental. 

Esse índice, definido pela Prefeitura, indica qual será a porcentagem legalmente apta à construção que cada terreno de determinada região possui. 

 

4-Conheça os arredores

Analise também a localização que o terreno está inserido, para lotes residenciais, recomenda-se locais mais tranquilos, sem grande fluxo de pessoas e veículos, para que a qualidade de vida nesse local seja a melhor possível, locais com grande movimentação e barulho durante o dia e a noite podem não ser os mais adequados. Já para comércio e escritórios, recomenda-se uma localização mais central, com grande movimento e que possa ser proveitoso para o comércio. Claro que tudo isso depende de inúmeros fatores que devem ser levados em consideração também, como segurança, proximidade com serviços, locais de lazer, pontos de atração de clientes, etc.

 

5-Analise os aspectos técnicos 

Dentre tantas características, o desnível do terreno é o que se deve ter o maior cuidado. Geralmente é possível sim, corrigir imperfeições e nivelar o lote, entretanto, isso pode causar um custo elevado durante a execução da obra, o que pode fazer com que um terreno mais barato se torne mais caro no futuro. Em geral, lotes com desnível para os fundos podem causar problemas extras, como escoamento de águas pluviais, esgoto, etc. Em casos de desníveis muito grandes, recomenda-se investir em ideias criativas para o problema, uma garagem acima da residência, escadas e rampas, podem além de resolver a situação de maneira mais barata, servir como um design exclusivo.

Para atender a esses pontos importantíssimos, aconselha-se buscar acompanhamento de profissionais da área da construção. Assim, nenhuma surpresa indesejada aparecerá no futuro.

 

FONTE: basejr