Nossas redes sociais:
sac@comapa.com.br (66) 3411 6500

Blog

publicado em 12 de julho de 2019

Cuidados necessários com a instalação hidráulica da sua casa

Para que todo o abastecimento de água de uma residência funcione perfeitamente, chegando a todas as torneiras e chuveiros existentes no local, é preciso fazer uma instalação hidráulica correta.

Essa é uma das partes mais importantes da obra, pois, se houver um erro em sua instalação, pode tornar-se um problema grave no futuro.

Por conta disso, investir em bons materiais e em bons profissionais são detalhes cruciais para um projeto hidráulico eficiente, seja para apartamento ou casa.

Apesar de contar com uma equipe especializada para esse serviço, é preciso que você entenda um pouco sobre como essa instalação deve ser feita da forma correta.

Pensando nisso, separamos alguns cuidados necessários para se tomar na instalação hidráulica da sua residência. Confira!

Faça um mapeamento

Como todo projeto, o planejamento é essencial.

O mapeamento será responsável por guiar todas as instalações necessárias, evitando o retrabalho.

Também conhecido como planta hidráulica, esse tipo de mapeamento servirá para detalhar o perfil da residência a fim de definir o posicionado de instalação dos canos de entrada de água na casa até sua saída para as funcionalidades, como vaso sanitário, torneiras, chuveiros etc.

Tal mapeamento inclui também saber a pressão da rua.

Se ela for muito baixa, vai levar mais tempo para encher a caixa d’água, o que comprometerá o desempenho dos aparelhos hidráulicos, como chuveiros e descargas.

Se for mais alta, esse problema não acontecerá, mas será preciso escolher tubos mais grossos e resistentes.

Posicione a caixa d’água corretamente

O primeiro trabalho a ser feito para a instalação hidráulica é o posicionamento da caixa d’água.

A mesma deve ser instalada no ponto mais alto da casa, a fim de evitar problemas no abastecimento dos cômodos, distribuindo por igual e corretamente para cada um deles.

Além disso, a distância do chuveiro em relação à caixa também se faz necessária para que haja pressão suficiente para que a água saia.

É preciso fazer conexões na caixa para que a tubulação consiga conduzir a água do hidrômetro até o reservatório, além de instalar a boia e o registro na saída de água.

Por ser a parte inicial e uma das principais para o início da instalação hidráulica, é preciso tomar muito cuidado com a qualidade da caixa e com o seu posicionamento.

Tubulações eficientes

Outro fator importante para uma boa instalação hidráulica é a tubulação da residência, uma vez que são os tubos os responsáveis por conduzir a água para as torneiras, chuveiros, sanitários etc.

Para que a tubulação seja eficiente, evite comprar tubos de marcas diferentes, pois isso pode gerar desconexões.

Além disso, evite trechos longos demais ou ramais em excesso, pois isso pode prejudicar o desempenho hidráulico do sistema, impedindo a passagem e a distribuição de água ideal.

O material da tubulação também faz diferença.

Os canos de PVC são recomendados para conduzir a água fria até a temperatura ambiente, enquanto para a água quente é melhor optar por canos PPR ou CPVC.

Objetos hidráulicos corretos

Torneiras e descargas devem ser bem escolhidas para evitar o desperdício e para ter uma boa performance.

Em relação às torneiras, invista mais caro nas que possam conduzir um bom fluxo de água, evitando problemas com vazamentos ou corrosão rápida.

Já sobre as descargas, opte por aquelas que se localizam acima do vaso, ficando em conjunto (caixa acoplada).

Elas são ideais para a economia de água, já que a água que será utilizada fica reservada dentro da caixa.

Fonte: Instituto da Construção