Nossas redes sociais:
sac@comapa.com.br (66) 3411 6500

Blog

publicado em 3 de maio de 2021

Como se certificar da necessidade de troca da caixa-d’água?

O primeiro passo para definir se é hora substituir o reservatório da sua residência é avaliar o estado geral de conservação do equipamento. Para isso, existem diversos pontos que precisam ser analisados com cautela, como a pintura interna e a qualidade da água. 

Pintura

Em via de regra, quanto mais desgastada, menor será o seu tempo de vida útil. Isso acontece porque a estrutura da caixa pode acabar descascando, formando pequenas bolhas na pintura. Assim, é possível que haja um aumento significativo do número de microrganismos como fungos e bactérias dentro do reservatório. Com isso, a limpeza torna-se mais difícil e necessária.

Qualidade da água

Para determinar com mais exatidão o momento exato para trocar a caixa, é preciso analisar também a qualidade da água potável. Embora esse não seja um cuidado comum na maioria das residências, é indispensável garantir a manutenção das propriedades da água, afinal, sua má conservação pode comprometer a saúde da sua família.

Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos algumas estratégias que podem ser facilmente aplicadas para analisar se a água proveniente do seu reservatório é de fato apropriada para o consumo. Confira!

Técnica do copo

Abra a sua caixa e mergulhe nela um copo transparente. Em seguida, retire-o e observe a colocação do copo contra a luz. Verifique se existem sujeiras flutuando na água. Caso ateste uma coloração esverdeada, é possível que haja uma infestação de algas.

Isso acontece quando o equipamento não conta com a proteção contra raios ultravioletas. Dessa forma, torna o reservatório um ambiente escuro e aquecido, ideal para a proliferação desses organismos.

Em geral, não há uma complicação importante decorrente do aumento do número de algas na caixa-d’água. Contudo, ao adquirir um aspecto mais escuro, pode significar a liberação de substâncias na água que podem ser tóxicas ao ser humano.

Técnica da unha

O lodo é um tipo de sedimento terroso muito comum no fundo e nas laterais das caixas. De modo geral, equipamentos que apresentam uma higienização ineficiente ou até mesmo fora da validade, podem acumular lodo com mais frequência. Com isso, a água adquire cheiros e um sabor anormal. Além disso, tem seu aspecto cristalino completamente alterado.

Para certificar-se de que há a presente de lodo impregnado na estrutura das caixas, portanto, basta passar a ponta dos dedos ou as unhas no interior do reservatório. Caso observe sujeira acumulada debaixo das unhas, é um bom indício de que a água está suja. Para resolver o problema, é possível fazer uma higienização adequada o mais rápido possível ou substituir todo o sistema de reserva de água potável.

Técnica da análise do fundo 

A última fase de testes passa diretamente pela observação do fundo da caixa-d’água. Nesse caso, o mais indicado é utilizar a própria mão ou algum utensílio para agitar a água de um lado para o outro. Caso haja a presença de sedimentos impregnados nessa parte, fica mais fácil a visualização.

Em alguns casos é possível que a água se apresente de maneira incolor, inodora e insípida. Porém, mergulhar algum objeto até o fundo permite uma maior clareza do que há de fato presente na água, seja sujeira, terra, lodo ou algas.

Concluindo, para saber o momento ideal para substituir sua caixa-d’água é preciso avaliar a estrutura da mesma. Verifique se existem buracos ou rachaduras que possam comprometer sua durabilidade. Em seguida, analise os aspectos gerais de conservação e limpeza. Como destacamos, sinais de desgaste na pintura e acúmulo excessivo de sujeira são excelentes parâmetros, assim como a análise da qualidade da água consumida.

Como você viu, existem diversas atitudes que são capazes de ajudá-lo a identificar o momento de trocar o seu reservatório de água potável. Portanto, se está na hora de substituir o equipamento da sua casa, você pode contar com os preços especiais para este produto na Comapa mais próxima da sua casa! 

FONTE: Safra

(https://www.safrairrigacao.com.br/materia/como-identificar-a-hora-certa-de-trocar-a-caixa-dagua)