Nossas redes sociais:
sac@comapa.com.br (66) 3411 6500

Blog

publicado em 16 de agosto de 2021

Como escolher a iluminação ideal para o seu ambiente.

A iluminação de um ambiente é essencial para que ele seja funcional para as pessoas que o frequentam, mas não só isso. Uma boa fonte de iluminação pode criar uma esfera diferente para o cômodo, destacar certas partes, trazer comodidade e estilo. 

Por isso, o primeiro a se observar ao pensar na iluminação correta é alinhá-la ao objetivo do cômodo onde ela vai estar. Se for um ambiente em que é necessário concentração em alguma tarefa (como uma lavanderia), o ideal é que sejam usadas luzes brancas. Se for para uma sala de estar, área gourmet ou um quarto – ou qualquer lugar onde o objetivo seja apenas relaxar – luzes quentes são mais indicadas. Ainda sobre essas áreas de lazer, a predominância da famosa “meia-luz” traz uma sensação de conforto e romantismo. 

Determinada a finalidade da iluminação, é possível pensar em outros aspectos. Por exemplo, um ambiente que é “misto” em funções, como um quarto que tenha uma mesa de trabalho, também pode ser misto em iluminação. Nesse caso, pode-se apostar em uma baixa luminosidade (que auxilia no processo do sono) na grande área do quarto e uma iluminação direta na mesa de trabalho, com o uso de uma luminária de mesa ou pendente de luz branca. 

Existem opções diversas de iluminação para fins decorativos também, como as fitas de led. Elas fornecem um visual moderno para o espaço e uma iluminação indireta que pode ser colorida. Se quiser apostar nessas opções mais criativas, fique atento à decoração ao redor, para que haja harmonia entre todos os elementos. Outra coisa a se prestar atenção é ter cuidado ao deixar luzes muito fortes próximas de peças espelhadas ou brilhantes, pois o excesso de luz pode causar desconforto aos olhos.

Agora que você já conhece todas essas recomendações, esperamos que use toda a sua criatividade para criar ambientes agradáveis com a ajuda da iluminação. Para mais dicas como essa, não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhar nosso blog.