Nossas redes sociais:
sac@comapa.com.br (66) 3411 6500

Blog

publicado em 1 de julho de 2021

A limpeza das calhas

Para se ver livre dos possíveis problemas causados por uma calha entupida, considere o intervalo de tempo entre uma limpeza e outra de aproximadamente 3 meses. Mas como se dá esse processo? Vamos contar tudo de forma bem simples e aplicável: 

1-Para começar, você precisa ter uma escada de boa qualidade, que garanta estabilidade e segurança para que você consiga executar o serviço.

2-Então, é hora de posicioná-la junto ao beiral do telhado, com todo o cuidado.

3-Você pode até fazer a remoção com as mãos, mas o ideal é contar com uma luva (de preferência de borracha), uma pá de plástico ou pincel e um balde para ir juntando os resíduos que encontrar.

4-Então, vá retirando todo tipo de sujeira que se encontra ali e colocando no balde, para depois descê-lo.

5-Tendo passado dessa etapa, é preciso ter uma mangueira que possua boa pressão para que você a introduza nos condutores e lance jatos d’água de alta pressão para a remoção da sujeira mais fina e difícil, como pó e pequenos pedaços de folhas e frutos.

Cuide para não se machucar

Atenção: é importante se lembrar de que você vai circular com a escada ao redor da casa e também que a estrutura dos imóveis e dos telhados costuma ter reentrâncias e diferenças.

Evite ficar se curvando para o lado ou jogar todo seu peso em uma direção. Isso pode fazer com que você perca o equilíbrio e caia, trazendo estragos bem maiores que o entupimento das calhas. Sapatos com solado bem aderente também são uma ótima pedida para essa situação.

Conte com ajuda profissional se necessário

No caso de sobrados e edifícios, a coisa muda de figura. Se você tiver fácil acesso pelo terraço, contando com ótimas condições de segurança, é possível proceder de forma parecida, fazendo a limpeza manualmente com a pá ou pincel e depois lançando o jato d’água. Caso a estrutura não permita um acesso fácil e completamente protegido, não hesite em contar com ajuda profissional, pois o serviço irá requerer cuidados extremos com os procedimentos de segurança.

Agora que você sabe ao certo como fazer a manutenção das calhas na sua residência, não deixe que a sujeira se acumule! Tudo o que você precisa para executar essa tarefa, você encontra na Comapa. 

FONTE: PortoSeguro