fbpx
Nossas redes sociais:
sac@comapa.com.br (66) 3411 6500

Blog

publicado em 9 de janeiro de 2020

Como instalar chuveiro? Faça você mesmo!

Engana-se quem pensa que essa tarefa é complicada e que exige a ajuda de um profissional. Na verdade, a instalação de chuveiro é um dos trabalhos domésticos mais simples de se fazer. Basta saber como identificar os fios e quais itens serão necessários para a instalação.

Ferramentas necessárias:

Você precisará de:

  • Chave Philips e fenda;
  • Chave de teste;
  • Escada;
  • Fita veda rosca;
  • Fita isolante ou conector elétrico;
  • Alicate;
  • furadeira (em alguns casos).

Como instalar chuveiro elétrico

Passo 1 – Desligando a corrente elétrica

Antes de começar a instalação, desligue a eletricidade e a água da casa. Abra o registro do chuveiro para que toda a água acumulada escorra do encanamento. Verifique com a chave de teste se não há corrente elétrica. Lembre-se de confirmar se a voltagem da casa é a indicada para o aparelho e certifique-se de que o fio terra do chuveiro está conectado a um sistema de aterramento.

Passo 2 – Iniciando a instalação

Vede a rosca de entrada de água do chuveiro com a fita veda rosca. Trata-se da entrada que está na parede, na qual será colocado o cano do chuveiro.

Passo 3 – Redutor de pressão

A pressão de água pode ser diferente de imóvel para imóvel. Por isso, para evitar danificar o aparelho, instale o redutor de pressão. Trata-se de um pequeno objeto que vem com o chuveiro. Muitas vezes alguns modelos já está instalado no chuveiro, verifique. Normalmente tem a forma de disco com um pequeno furo. Essa peça é instalada na entrada de água do equipamento. Desse modo, ele reduz a entrada de água no chuveiro, aliviando a pressão. Verifique se na sua casa há necessidade de instalá-lo. Se não tiver necessidade e ele já vier instalado, pode retirá-lo, se não o chuveiro vai ficar sem pressão.

Passo 4 – Fixando o chuveiro

Encaixe o chuveiro na entrada de água e gire-o em sentido horário para prendê-lo. Tome cuidado para não forçar o cano, pois trata-se de uma peça frágil.

Passo 5 – Identificando os fios

Conecte os fios de alimentação do chuveiro à rede elétrica. Essa tarefa é simples e você não precisa entender muito sobre eletricidade nessa hora. Cada fio deve ser instalado conforme a sua cor. O azul-claro é o fio neutro; verde ou amarelo é o fio terra; vermelho, preto ou marrom é o fase. Não se esqueça de isolar os fios com a fita isolante. Essas cores são as mais usadas, mas não é regra verifique qual é o da sua casa. Verifique também a bitola do fio que o fabricante exige, pois pode afetar a garantia se não for a correta.

Passo 6 – Acessórios e teste

Encaixe os acessórios chuveirinho, suporte, etc… Antes de testar o produto, deixe a água escorrer por alguns segundos. Isso é importante para não danificar o chuveiro. Feito isso, você já pode ligar a eletricidade e tomar um banho quentinho.

 

Dica:   se for 110v vai ter um fio neutro, um fio de fase e um de aterramento
se for 220v vai ter dois fios de fase e um de aterramento e não vai ter o neutro.

Fonte: Triider